carrosel

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dicas para escolher uma guitarra de boa qualidade para comprar


Veja algumas dicas para comprar guitarras de boa qualidade passadas por Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra. Estes toques servem até para os experientes       


                                                                                                                                                                                                          





Não é fácil escolher uma guitarra de boa qualidade para comprar pois existem tantos parâmetros a serem analisados que é necessário muita paciência e pesquisa até que se encontre o instrumento ideal.

Hoje em dia há uma grande variedade de excelentes marcas, tanto importadas, como nacionais. E algumas destas marcas fabricam tanto linhas tops, como econômicas, o que faz confundir o comprador.




Imagine chegar em uma loja onde o vendedor lhe mostre uma parede onde se encontram várias marcas: Gibson, Fender, Ibanez, Jackson, Yamaha, Epiphone, Tagima, Cort, Giannini, Condor etc, e cada uma destas marcas apresentam também “n” número de modelos.

Por aí já deu para ter uma ideia que não é uma tarefa fácil escolher uma guitarra de boa qualidade para comprar.

As mais famosas marcas, e sonho de muitos guitarristas, continuam sendo as Gibson e Fender. Porém é um luxo que não é para qualquer um, pois o comprador terá que desembolsar um bom dinheiro. Por sorte é possível comprar uma boa guitarra sem gastar muito dinheiro, e dependendo uma guitarra mais barata pode atender melhor aos anseios do guitarrista do que as tops.

O principal fator que o guitarrista procura na guitarra é a sonoridade, não é verdade? Por isso escolher a guitarra é uma decisão particular a ser tomada. Se o guitarrista é experiente ele vai na loja e testa as guitarras até achar a guitarra com a sonoridade que ele deseja. E se for um iniciante? Um dos troques é verificar quais guitarras os guitarristas das bandas que mais se assemelha ao som que quer reproduzir em seu grupo usam. Isso irá facilitar um pouco na hora da escolha.

Outro fator que vai influenciar na hora da compra é o preço, pois não dá para comprar a melhor guitarra do mundo com pouco dinheiro, então o comprador terá que aliar o custo x benefício do instrumento. Há várias marcas nacionais boas com preços mais em conta, então esta pode ser uma saída para quem tem pouco dinheiro. Uma outra opção é comprar uma guitarra usada, porém os cuidados terão que ser ainda maiores.


Para escolher uma guitarra boa para comprar será necessário verificar o corpo, braço, captadores, tarraxas, e muitos outros fatores.


Corpo:

Evite madeirite e MDF, o ideal é madeira sólida (HardWood) como Mahogany (Mogno), Rosewood (Jacarnadá), Alder, Ash (Freixo), Basswood e Maple por exemplo.





Vale destacar que a madeira usada tem grande influência no timbre da guitarra.


Claro que a beleza e o estilo também contam na hora de adquirir seu instrumento, veja alguns exemplos de modelos para facilitar na escolha do formato do corpo.




Braço:

Os braços podem ser colados ao corpo, que normalmente faz um som mais encorpado e grave, ou aparafusado, que costuma ter um som mais agudo. Procure comprar braços com madeiras escuras normalmente são melhores.


Captadores:

De grande influência na sonoridade, os captadores podem ser duplos (humbuckers) ou simples (singles), ativos ou passivos. Existem muitas marcas, e cada marca, incontáveis modelos.




Os captadores singles costumam ter um som mais agudo e brilhante, bem utilizado em sons mais “swingados”, enquanto os captadores Humbuckers normalmente são mais pesados, com um som mais cheio e encorpado, e é muito utilizados para o Rock, dependendo do estilo, pais muitos guitarristas de Heavy Metal e Hard Rock preferem usar os captadores singles. Algumas guitarras vem com captadores singles e hambuckers que possibilita uma maior versatilidade mudando de um para o outro através da chave. Então, novamente, o tipo de captador vai depender do tipo de som que se pretende “tirar”.

Dica para baratear o preço:

Muitos guitarristas costumam comprar uma guitarra com corpo e braços bons, e depois vão substituindo as peças aos poucos, principalmente captadores. Ou seja, compram guitarras com uma madeira excelente, com captadores ruins, e quando podem trocam os captadores por tops de linha e de sua preferência.


Algumas guitarras também vem com ponte flutuante Floyd Rose que possibilita o uso da micro afinação, além da alavanca. Mas isso vai depender do estilo que se quer tocar, e mais uma vez, o custo irá aumentar.


Outras coisas que devem ser verificadas ao comprar uma guitarra, principalmente se ela for usada: Observe se há algum parafuso solto, se o braço não está torto, se há algum tipo de ruído estranho ao ligar, se tem alguma coisa solta por dentro, se os potenciômetros estão fazendo ruídos ao serem girados etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário